sexta-feira, 16 de julho de 2010

EU SOU O PÃO DA VIDA

Eu sou o pão vivo que desceu do Céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que Eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo.

Jesus define a substância desse “Pão”, isto é, o “elemento material do sacrifício”: não é só o “Pão da Vida”, mas o “Pão Vivo”, que contém a vida em si próprio. Trata-se realmente do “Pão” que “desceu do céu”, porque é o Verbo de Deus que “se fez carne e habitou entre nós” para comunicar-nos a vida que estava nEle desde o princípio, desde toda a eternidade. Portanto, há nesse “Pão Vivo” uma vida eterna que confere àquele que dele se alimenta, o dom de viver para sempre.


Assim como o Pai que me enviou vive em mim, e Eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim.

O próprio autor e fonte da vida se entrega a nós como alimento para nos sustentar. O corpo, sangue, alma e divindade de Jesus Cristo, como verdadeira comida e bebida, desenvolvem em nós a vida sobrenatural começada pelo nosso Batismo. Da mesma maneira pela qual Jesus recebe a Vida do Pai, nós a recebemos do Filho. Essa Vida nos é concedida pela Graça, a qual nos constitui formalmente filhos adotivos de Deus. Pela Eucaristia, a graça santificante embebe formalmente nossa alma, divinizando-a. Daí a afirmação de Jesus: “Aquele que come a minha carne viverá por mim”.


Este é o pão que desceu do Céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente.
a própria vida eterna, a participação na Vida e gozo da Santíssima Trindade.
É no Tabernáculo, na Eucaristia, onde verdadeiramente podemos encontrar o júbilo ansiado por nossos corações. Jesus mesmo afirmou: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e Eu vos aliviarei” (Mt 11,28).

Lembremo-nos de que o Reino de Deus começa já aqui, na terra. Deus enviou Jesus ao mundo justamente para nos trazer este Reino. Aproximemo-nos, pois, freqüentemente da mesa da Comunhão, sempre por meio de Maria, e seremos felizes já nesta vida, pois para que o Reino de Deus aconteça no meio de nós, Jesus precisa de nossa colaboração: aderirmos a Ele para entrarmos no Reino já e, em seguida, ajudarmos outros a também entrarem.

Este é o sentido de Comunhão que a Eucaristia nos confere: comunhão com Deus, através da comunhão com nossos irmãos. Portanto, a nossa adesão a Jesus sempre fica impedida diante de nosso individualismo, egoísmo, fechamento sobre nós próprios.
"Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado" (Jo 13, 14).



Nenhum comentário: