quinta-feira, 11 de junho de 2009

Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi)



CORPO E SANGUE DE CRISTO
Eucaristia: Mistério Pascal de Cristo!

Festa do Corpo e Sangue de Cristo, festa da Páscoa cristã que se repete em cada celebração eucarística. "Isto é o meu Corpo! Isto é o meu Sangue!", garantiu-nos Jesus na véspera de sua paixão. No pão e no vinho repartidos com seus amigos, Ele faz o milagre de encerrar o momento supremo de sua vida: sua doação total por nós. Eis porque a Eucaristia é nosso Mistério pascal. É esse o presente maravilhoso do Senhor, fonte e ápice da vida da verdadeira Igreja de Jesus. Por isso, hoje nos unimos em todo o mundo, como uma só família, para aclamar com alegria e gratidão o grande dom da Eucarístia.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

TOMAI E COMEI, ISTO É O MEU CORPO Mc 14,12-16.22-26

Celebramos hoje a festa do Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue do Senhor, reafirmamos a nossa fé na presença real e substancial de Cristo no pão e no vinho consagrados como alimento da nossa salvação. Diante de tão grande mistério, somos chamados a elevar os nossos corações para o alto e fazer eco à profissão de fé eucarística no pão e vinho.

A ceia é um momento de alegria, partilha e comunhão. Descartando comer o cordeiro pascal, Jesus apresenta-se como o pão que dá a vida, e o vinho que alegra a todos, inaugurando a nova celebração do Reino de Deus. A Eucaristia é a celebração da comunidade viva, animada pelo Espírito, unida em torno de Jesus, empenhada em cumprir a vontade do Pai, que é vida para todos.

Por que o Senhor utilizou pão e vinho? Porque são os alimentos mais simples, mais comuns da mesa dos judeus. O pão e o vinho eram do dia-a-dia do pobre e do rico.

Pois bem: Jesus não quis ser o Jesus dos grandes momentos, o Jesus de algumas poucas ocasiões; ele quis ser o Jesus de todos os dias, o Jesus de todos os momentos, o Jesus dos pobres e dos ricos, o Jesus de todos e de tudo.

Por isso mesmo escolheu sinais tão íntimos, tão humildes. Mais uma vez, obrigado, Jesus, por tua humildade, por tua divina disponibilidade em se dar a nós de modo tão simples, tão desprovido de grandeza!

SALMO(Salmos 115)

— Elevo o cálice da minha salvação,/ invocando o nome santo do Senhor.
— Elevo o cálice da minha salvação,/ invocando o nome santo do Senhor.

— Que poderei retribuir ao Senhor Deus/ por tudo aquilo que ele fez em meu favor?/ Elevo o cálice da minha salvação,/ invocando o nome santo do Senhor.
— Elevo o cálice da minha salvação,/ invocando o nome santo do Senhor.

— É sentida por demais pelo Senhor/ a morte de seus santos, seus amigos./ Eis que sou o vosso servo, ó Senhor,/ que nasceu de vossa serva;/ mas me quebrastes os grilhões da escravidão!
— Elevo o cálice da minha salvação,/ invocando o nome santo do Senhor.

— Por isso oferto um sacrifício de louvor,/ invocando o nome santo do Senhor./ Vou cumprir minhas promessas ao Senhor/ na presença de seu povo reunido.
— Elevo o cálice da minha salvação,/ invocando o nome santo do Senhor.

ORAÇÃO

Senhor Jesus Cristo, nesse admirável sacramento nos deixastes o memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos de vossa redenção. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

- Amém.

Nenhum comentário: