sábado, 11 de abril de 2009

QUAL O SENTIDO DA VIGILIA PASCAL



Sentido da Vigília Pascal.

A celebração da Vigília Pascal é o centro da Semana Santa. Toda a Quaresma e os dias santos preparam-nos para o momento culminante: o da ressurreição. Cristo, vencedor da morte, faz-se presente em meio à comunidade e comunica-nos sua vida nova de ressuscitado e, assim, ressuscitamos com ele.

A Vigília Pascal é a noite principal da comunidade cristã. Com o novo fogo, luz que ilumina todo o ser humano, cantamos a proclamação da Páscoa dando firmeza à nossa esperança. Na Vigília Pascal, celebramos a totalidade do mistério de Cristo. Celebramos a morte e a vida.

Os ritos do fogo, da luz e da água nos introduzem no significado que para a vida dos cristãos a ressurreição de Jesus.



O fogo novo invade a terra para que se purifique e renasça a nova criação.

Mas o fogo é também símbolo de vida, na medida em que proporciona aquecimento sem o qual não é possível a vida (sabemos que não teríamos vida sem o Sol) e o fogo produz igualmente a luz para guiar as pessoas no seu caminhar.

O Círio
É a grande vela que se acende na Aleluia quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo". O Círio Pascal se ascende na Vigília Pascal, também conhecida como sábado da aleluia.
O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.



Na água batismal, todos renascemos para o Senhor; a luz ilumina nossas trevas e nos permite ver os caminhos que ele traçou para nós.A aspersão do povo com a água benta, se realiza a renovação das promessas batismais.

A água simboliza a pureza, a purificação e a renovação e, por isso, por um lado, implica de alguma forma destruição do que é mau e, por outro lado, é causa de salvação, como aconteceu, por exemplo, na passagem do Mar Vermelho.

Cristo é a Água da vida que livra para sempre do egoísmo e da maldade, como aconteceu com a Samaritana junto do poço de Jacob, aí encontrando um verdadeiro sentido para a vida.



O cordeiro é, sem dúvida, o símbolo mais antigo da Páscoa.

É o símbolo da aliança feita entre deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito. Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo.

Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: "morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida". É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.



Oleos Santos

Na antiguidade os lutadores e guerreiros se untavam com oleos, pois acreditavam que essas substancias lhes davam forças. Para nos cristãos, os o Este sacramento é recebido para confirmar a fé recebida no Baptismo.

Ao receber o Sacramento da Confirmação, o cristão é fortalecido com o vigor do Espírito Santo e fica habilitado, digamos assim, a ser «soldado de Cristo» para lutar pela difusão da sua mensagem ao seu redor e no mundo.

O óleo é usado também em outros dois sacramentos: a Unção dos Enfermos e a Ordem. É na Quinta Feira Santa que se celebra a missa do Crisma, presidida pelo bispo da Diocese, na qual, dum modo geral, participa a grande parte dos presbíteros. O óleo, misturado com perfumes, simboliza o dom do Espírito.


Pão e Vinho

Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.
“Porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos para a remissão dos pecados.” (Mat 26,28)



Ovo de Páscoa
A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento.

COELHO


Símbolo de fertilidade porque se reproduz muito rapidamente. Representa também o número de novos discípulos da Igreja, que sempre cresce.

CRUZ


É o símbolo da religião cristã e representa o sofrimento e a ressurreição, pois Jesus foi crucificado, mas voltou à vida.

Colomba Pascal

Esse bolo em formato da pomba simboliza a vinda do Espírito Santo. A Bíblia conta que quando João Batista estava batizando Jesus, ele apareceu na forma de uma pomba.



O Aleluia (hino de louvor) e os SINOS


- O Aleluia é um dos mais expressivos hinos de louvor a Deus e é um canto de alegria. "Aleluia! Aleluia!" quer dizer: "Alegremo-nos! Alegremo-nos!" Os sinos também cantam a alegria da Ressurreição. Eles badalam alegremente anunciando a Aleluia.



O girassol é uma flor de cor amarela, formada por muitas pétalas, de tamanho geralmente grande. Tem esse nome porque está sempre voltado para o sol.

O girassol, como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astrorei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.

PEIXE


O Peixe e os Peixinhos - representação ilustrativa do milagre da multiplicação dos peixes e dos pães. Lembra também o símbolo usado pelos cristãos primitivos ao assumirem sua condição de seguidores de Cristo quando desenhavam um peixe na areia.
É no Batismo que nascemos espiritualmente, assim como os peixinhos nascem dentro da água.


Celebremos a solenidade do sábado santo celebrando o principal fundamento de nossa fé a ressurreição de Cristo. Num mundo em que os inimigos da fé se unem cada vez mais para destruir a civilização cristã e seus principais fundamentos, nós como católicos devemos pedir a Deus que nos ilumine e nos conceda a fortaleza necessária para combater o bom combate.

VIGILIA EUCARISTICA NA PARÓQUIA SÃO LUIS GONZAGA
REALIZADA NOS DIAS 09 E 10/04/2009
DAS 22:OO HRS ÁS 15:00 HRS





Nenhum comentário: