sábado, 30 de agosto de 2008

MÊS DA BÍBLIA

O mês de setembro é dedicado à Bíblia Sagrada? Para entendermos melhor seu significado, partimos da pergunta: “O que é a Bíblia”?
A Bíblia é a coleção de livros, proclamados pela Igreja como escritos sob a inspiração do Espírito Santo. que contém a “Palavra de Deus”. Trata-se de uma biblioteca de 73 livros de épocas, autores e escritos diferentes. Embora a Bíblia tenha sido inspirada pelo Espírito Santo, foi escrita por homens, escolhidos por Deus, que, com sua cultura, sua época e sua fé, colaboraram para que Deus se revelasse à humanidade. Todas as narrações bíblicas foram primeiramente vi vidas e oralmente transmiti das e. posteriormente, escritas. Este período durou, aproximadamente, 900 anos e recebeu o nome de Tradição Oral.



BÍBLIA SAGRADA

A Paz do Senhor Jesus

Como surgiu a Bíblia? Deus disse às suas pessoas escolhidas o que deveríam dizer e escrever. A Bíblia diz em 2 Pedro 1:21 “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.”
Deus é a fonte de toda a informação da Bíblia. A Bíblia diz em 2 Timóteo 3:16 “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça.”
A Bíblia apresenta-nos Jesus Cristo. A Bíblia diz em Hebreus 1:1-2 “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo.” Porquê foram escritas as Escrituras? A Bíblia diz em Romanos 15:4 “Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança.” Qual é a função das Escrituras para aqueles que creêm nelas? A Bíblia diz em 2 Timóteo 3:15 “E que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus

Bíblia nos dá mandamentos de Deus, os quais são imutáveis. A Bíblia diz em Mateus 5:18 “Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.”
Porquê devemos estudar a Palavra de Deus? A Bíblia diz em Isaías 28:9, 10 “Ora, a quem ensinará ele o conhecimento? E a quem fará entender a mensagem? Aos desmamados, e aos arrancados dos seios? Pois é preceito sobre preceito, preceito sobre preceito; regra sobre regra, regra sobre regra; um pouco aqui, um pouco ali.” Atos 17:11 “Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim.”
A quem chamou Jesus bem-aventurados? A Bíblia diz em Lucas 11:28 “Mas ele respondeu: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a observam.

Nenhum comentário: