domingo, 4 de maio de 2008

SANTUÁRIO NACIONAL DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA



O Santuário nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é o maior santuário mariano do mundo, e o maior centro de peregrinação popular do Brasil.

A catedral-basílica de Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida por Basílica Nova, começou a ser construída em 11 de novembro de 1955, e foi solenemente sagrada no dia 4 de julho de 1980, pelo Papa João Paulo II. O primeiro Santuário, denominado hoje, de Basílica Velha nasceu no século XVIII, sendo ampliado no século XIX. Patrimônio tombado, atualmente está sendo restaurado.

A Basílica Nova tem capacidade de abrigar 75 mil pessoas, possui a forma de uma Cruz Grega e suas naves possuem uma altura de 40 metros, a cúpula mede 70 metros de altura com um diâmetro de 78 metros e sua torre mede 100 metros de altura, projeto elaborado pelo arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto.

Oito milhões de romeiros visitam o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida todos os anos. Eles vêem de todo o território nacional para rezar, pedir e renovar a esperança e a fé na Padroeira do Brasil.

O Santuário Nacional de Nossa Senhora é dirigido e administrado pelos missionários redentoristas da Congregação do Santíssimo Redentor, desde 1894. Entre os diversos serviços prestados aos romeiros e à população de Aparecida, podemos citar: Central de atendimento, ambulatório médico, bazar (em beneficio das obras da Basílica), sala de batismos, capela da penitência, salão (para as refeições), berçário, bebedouros, sanitários, centro de apoio ao romeiro (shopping), estacionamento, exposição, sala das promessas. O Santuário Nacional tem também por finalidade manter o Museu Nossa Senhora Aparecida que é "o acervo de peças variadas, de caráter cultural, educacional, pedagógico, histórico, antropológico, arqueológico, sacro e de entretenimento, em exposição permanente ao público"

Nenhum comentário: