domingo, 4 de maio de 2008

"SANTÍSSIMA TRINDADE"

DIA 18 DE MAIO DE 2008
DOMINGO - SAMTÍSSIMA TRINDADE

' Quem me vê, vê o Pai.'

O significado das imagens da Santíssima Trindade



A Mão de Deus Pai
'invade' a pintura. A mão do Criador, primeira pessoa de Santíssima Trindade, que num gesto de Amor nos entrega o seu Filho, o Supremo ato da Criação. Cristo é a invasão do Pai.



O Filho
Segunda pessoa da Santissima Trindade, pregado na cruz, mas Gloriosa, pois d`ele nos veio a Vitória sobre a morte Jesus é o desvelar-se de Deus como Mistério, da Trindade como Mistério. ' Ele que tudo reúne em si, segundo a potência única, infinita e sapientíssima da sua bondade, come um centro para o qual covergem todas as linhas. ( São Máximo, o Confessor ).



A Pomba
Que segundo a tradição judaico-cristã, com o batismo do Cristo, tornou-se símbolo do Espirito Santo, terceira pessoa da Santissima Trindade, também 'invade' a pintura, aponta o Cristo, o 'Cordeiro de Deus', 'Filho muito amado', em que Deus coloca toda a sua plenitude.




Rumo ao Novo Milênio
Deus nosso Pai, ao aproximar-se o Terceiro Milênio da Era Cristã, queremops celebrar o Grande Jubileu do nascimento de Jesus Cristo, renovando nossa fé em vosso Filho que, presente no meio de nós, continua a oferecer ao mundo vosso amor e vosso perdão.
Nós vos damos graças pelos 500 anos de evangelização em nosso pátria, e vos pedimos perdão pelas atitudes anti-evangélicas em relação, especialmente, aos nossos irmàos índios e negros.
Nós vos pedimos, Senhor, que saibamos anunciar vossa Boa Notícia a todos, sempre dispostos a dialogar, em busca da verdade, respeitando a consciência, a liberdade e a cultura de cada um.
Dai-nos forças, também, ó Pai, para buscar a unidade que Jesus desejou ardentemente.
Queremos servir aos nossos irmãos, construindo uma sociedade alicerçada na justiça e na solidariedade.
Enviai sobre nós o Espírito Santo, para que nossas comunidades sejam sinal de vida e esperança, e caminhemos confiantes rumo ao novo milênio, que esperamos seja de mais fraternidade e paz.
Isto vos pedimos, ó Pai, unidos com Maria e com Apóstolos e Mártires de ontem e de hoje, por meio de Jesus, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!



Nossa Senhora
Àdireita do quadro. Aquela, a quem Deus confiou seu Unigênito, está em posição de adoração, de aceitação. ' Seja feita a tua vontade '. A ela nós devemos também confiar nossa vida, nossos desejos e sonhos para que, através dela, o Terceiro Milênio venha transbordando de Verdadeira Beleza-a Beleza Primeira: ' O Verbo Encarnado, Jesus Cristo' todos nós somos também responsáveis de levar ao mundo , cada qual na sua função e especificidade, a mesma Beleza, que não é a 'beleza casca', falsa, produzida pelo homem, mas a 'Bet-el-za', ( em sâncristo), o lugar onde Deus se manifesta.

Nenhum comentário: