quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

EVANGELHO DIA 02/02/2011



APRESENTAÇÃO DO SENHOR

Deus eterno e todo-poderoso, assim como o vosso Filho único, revestido da nossa humanidade, foi apresentado no Templo, fazei que nos apresentemos diante de vós com os corações purificados, para fazer a tua vontade, amém.

Lucas (Lc 2, 22-40)

Meus olhos viram a tua salvação

Neste evangelho comenta,Maria e José levaram o menino Jesus ao templo para o apresentar ao Senhor, segundo a lei mosaica. Feliz o velho Simeão que, nessa apresentação tão rotineira como as outras, vê naquele menino o Messias de Deus.

O Evangelho mostra-nos também a profetisa Ana que, como Simeão, soube esperar a hora de Deus e viu finalmente cumprida a sua esperança e premiado o seu constante serviço ao Senhor através de jejuns e orações.

Ana e Simeão têm muito em comum: ambos sabem ler nos sinais a presença de Deus na humanidade do seu Filho, Cristo Jesus. Por isso o descobrem e o comunicam aos outros.

Todo o cristão é profissional de vida oculta. Nem tudo o que é parece; e nem tudo o que parece é. A verda­deira vida vai por dentro, ao jeito de Deus oculto. A humil­dade de Deus nos cativa e convence. Tudo o que é oculto se parece com Ele.

A missão cumpre-se na fé, entre recusas e indiferenças. Há olhos que só se fixam no «filho do carpinteiro». O fra­casso é o ingrediente divino, que falta ao nosso apostolado para ser fecundo. Brilhar, parecer, fazer é a ilusão de cons­truir. Quando o apóstolo falar de exigências e cruz, esmo­recem os aplausos, rareiam as turbas. Contradições e fra­cassos são o salário evangélico do operário da messe. Se é«salário», tem de amargar.

«Se o grão de trigo morrer, produzirá muito fruto» (Jo12,24).

MENSAGEM

“A minha Carne é verdadeiramente uma comida, e o meu Sangue é verdadeiramente uma bebida”, Jo 6, 56.

Quem comunga é santificado, divinizado em seu corpo e sua alma, de modo semelhante àquele pelo qual a água, ao ser colocada sobre o fogo, se põe a ferver... A comunhão opera como fermento colocado na farinha: fermenta toda a massa... Do mesmo modo que, derretendo juntas duas velas de cera, a cera delas se torna uma só, assim, quem se alimenta da Carne e do Sangue de Jesus, funde-se com Ele por meio dessa participação, de modo tal que a pessoa passa a estar em Cristo, e Cristo nela.

O Rei da glória é o Senhor Onipotente!

Senhor Jesus, possa eu aprender de ti e de tua família a obediência ao Pai e o serviço humilde à humanidade.

Nenhum comentário: