domingo, 21 de novembro de 2010

EVANGELHO DIA 21 DE NOVEMBRO 2010



Lucas 23, 35-43

O Rei que me oferece a vida, "hoje"
Crucifixão
Jesus toma posse do seu reinado

Encerra-se o Ano Litúrgico com a festa de Cristo Rei, celebração global de seu mistério de grandeza divina e amor infinito.

Jesus está na cruz. Acima de Sua Cabeça lê-se o título de sua realeza, escárnio e condenação: “Este é o Rei dos Judeus”. Fariseus e soldados completam a zombaria: ”Se és o rei dos judeus, salva-Te a Ti mesmo”. Até um dos malfeitores “crucificado” zomba de Jesus, mas o outro, tocado pelo temor de Deus, toma-lhe a defesa. É ladrão, mas crê em Deus e o teme, confessa-se culpado e aceita o castigo de seus delitos. Reconhece a realeza de Jesus humilhado e agonizante na cruz. Recebe o prêmio da fé: “Em verdade te digo, hoje estarás Comigo no Paraíso”. Não tem de aguardar, Jesus já lhe mereceu a graça do perdão.

Assim, da cruz, atrai Cristo a si os homens. É o Bom Pastor que salva a ovelha perdida. Quem crer e confiar Nele ouvirá Suas Palavras: “Hoje, estarás Comigo no paraíso”.

Eles ungiram Davi como rei de Israel
Recebeu-nos no reino de seu filho amado

Quanta alegria e felicidade: vamos à casa do Senhor!

MENSAGEM

A virtude do silêncio tem muito valor, porque pela boca se peca e difícil é falar sem errar. Muitas vezes só com uma palavra se pode cometer culpa grave e, facilmente, poderão entrar a murmuração e coisas que desagradam a Nosso Senhor. Quanto mais silêncio se guardar, menos perigo de pecar teremos; haverá mais sossego e recolhimento na alma e mais gosto pela oração.

Espírito de fidelidade ao Pai, faze o Reino acontecer na minha vida, como aconteceu com Jesus, levando-me a viver na absoluta submissão ao querer do Pai.

Nenhum comentário: