segunda-feira, 12 de outubro de 2009

SOLENIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA


Com muita alegria nós, brasileiros, lembramos e celebramos solenemente o dia da Protetora da Igreja e das famílias brasileiras: Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Nossa Senhora Aparecida é o sorriso de Deus para nós: os lábios da imagem estão entreabertos num doce sorriso. É um sorriso de bondade maternal, que alimenta nossa confiança na misericórdia de Deus para conosco.

"Louvamos ao Senhor Jesus pelo presente de sua Mãe Santíssima, Mãe de Deus e Mãe da Igreja na América Latina e do Caribe, estrela da evangelização renovada, primeira discípula e grande missionária de nossos povos."

A 1ª Leitura nos fala de Ester, uma jovem judia, que intercede
junto ao Rei pela VIDA do seu Povo. (Est 5,1b-2;7,2b-3)

A 2ª Leitura nos fala de uma "Mulher" que "apareceu" no céu. (Ap 12, 1.5.13ª.15-16ª)

* Essa "Mulher" simboliza o Povo de Deus, mas todos os textos,
que falam do Povo fiel a Deus, podem ser aplicados a Maria.
É dela que nasceu o Messias e, portanto, é ela a Mulher - Israel.

No Evangelho, Maria nos ensina que o melhor caminho
é "fazer sempre o que Jesus mandar" (Jo 2,1-11)

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Nossa piedade vê, neste Evangelho, o importante papel de Nossa Senhora no projeto salvífico de Deus. Ela é sensível às nossas necessidades e intercede por nós junto a seu Filho. Assim foi em Caná. E Jesus atende aos apelos de sua mãe. Jesus está inaugurando seu ministério. A primeira pessoa que aparece na narrativa, que abre o ciclo do ministério de Jesus, é a sua mãe, que estará também ao pé da cruz. Maria, representante das novas comunidades, convida a todos: "Fazei tudo o que ele vos disser!".

SALMO
SI 44

— Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:/ que o Rei se encante com vossa beleza!
— Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:/ que o Rei se encante com vossa beleza!

— Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:/ “Esquecei vosso povo e a casa paterna!/ Que o Rei se encante com vossa beleza!/ Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!
— O povo de Tiro vos traz seus presentes,/ os grandes do povo vos pedem favores./ Majestosa, a princesa real vem chegando,/ vestida de ricos brocados de ouro.
— Em vestes vistosas ao Rei se dirige,/ e as virgens amigas lhe formam cortejo;/ entre cantos de festa e com grande alegria,/ ingressam, então, no palácio real”.

ORAÇÃO
Senhor Jesus, que Maria me conduza sempre a ti e me leve a descobrir em ti o caminho da salvação que o Pai nos ofereceu.


Senhora Aparecida, padroeira do Brasil!

Mãe negra e solidária de infinito esplendor, protege esta pátria e o povo brasileiro, que sonha com justiça, liberdade, paz e amor!
Atende às suplicas de fervorosas orações, para reinar a justiça, cessando os conflitos, que ferem faces e vozes nas diversas regiões.
Queremos evangelizar com ardor missionário.
Abençoa todas as classes e esse povo que te ama.
No serviço e na missão de fazer uma nova história.
Faze que, neste solo, jorre pão, leite e mel.
Guia os nossos passos, permanece sempre conosco para fazermos dessa pátria nova terra e novo céu.
Amém!



DIA 12 DE OUTUBRO COMEMORA TAMBÉM O DIA DAS CRIANÇAS

Que Maria proteja com maternal proteção todas as CRIANÇAS,
para que evitem todos os perigos desse mundo violento
e possam descobrir os verdadeiros valores da vida.

Peçamos a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a "mãe amável, a mãe querida" do nosso Brasil que interceda por cada um de nós e pelo nosso povo para que, seguindo os seus passos, possamos ir ao encontro daquele que nos espera de "braços abertos", o Cristo Redentor, o Filho de Maria.

Feliz dia de Nossa Senhora Aparecida !

Nenhum comentário: