domingo, 24 de maio de 2009

ASCENSÃO DO SENHOR

EVANGELHO 24/-5/2009

Evangelho (Marcos 16,15-20)

«Eles não são deste mundo como Eu não sou deste mundo»

Começai desde já, neste tempo santo de Páscoa, a vossa ressurreição com Cristo. Vede como Ele vos estende a mão! Ele ressuscita; ressuscitai com Ele! Saí do túmulo do velho Adão, abandonai as vossas preocupações, as invejas, as inquietações, as ambições mundanas, a escravatura do hábito, o tumulto das paixões, os fascínios da carne, o espírito frio, terra a terra e calculista, a ligeireza, o egoísmo, a preguiça, a vaidade e as manias de grandeza. Esforçai-vos doravante por fazer o que vos parece difícil mas que não deveria, e não deve, ser negligenciado: velai, rezai e meditai.

Mostrai que o vosso coração, as vossas aspirações e toda a vossa vida estão com o vosso Deus. Reservai em cada dia algum tempo para ir ao Seu encontro. Não vos peço que abandoneis o mundo nem que abandoneis os vossos deveres nesta terra, mas sim que retomeis a posse do vosso tempo. Procurai as realidades lá de cima. Mostrai a vossa pertença a Cristo, pois o vosso coração «ressuscitou com Ele» e a vossa vida está oculta n'Ele.

O que o texto diz hoje?

Todos são convocados para serem discípulos/as e missionários/as de Jesus.
O encontro com Jesus Cristo, é o ponto de partida de um processo que culmina na minha maturidade como discípulos/as e deve renovar-se constantemente pelo meu testemunho pessoal, e pela missão: "Vão pelo mundo inteiro".

Viver na comunhão, pois não pode haver vida cristã fora da comunidade: na minha família, na paróquia, no meu grupo.
Sou uma pessoa em missão, que vivo a partilha de minha experiência de Deus aos outros.

ORAÇÃO
Senhor Jesus, contemplando tua ascensão para junto do Pai, assumo a tarefa de levar, ao mundo inteiro e a toda criatura, a mensagem do teu Evangelho.

SALMO 46

Por entre aclamações Deus se elevou,/ o Senhor subiu ao toque da trombeta.
— Por entre aclamações Deus se elevou,/ o Senhor subiu ao toque da trombeta.

— Povos todos do universo, batei palmas,/ gritai a Deus aclamações de alegria!/ Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo,/ o soberano que domina toda a terra.
— Por entre aclamações Deus se elevou,/ o Senhor subiu ao toque da trombeta./ Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa,/ salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!
— Porque Deus é o grande Rei de toda a terra,/ ao som da harpa acompanhai os seus louvores!/ Deus reina sobre todas as nações,/ está sentado no seu trono glorioso.

Nenhum comentário: