quarta-feira, 8 de abril de 2009

SEXTA-FEIRA " PAIXÃO DE CRISTO"



FOI POR VOCÊ

Na Sexta-feira da Paixão - título dado para recordar a morte de Cristo por amor a humanidade - a celebração é marcada pelo silêncio,diante da celebração da Morte do Seu Senhor. Às três horas da tarde é celebrada a Sua Paixão e Morte.

Com o vermelho das vestes sacerdotais se recorda o sangue derramado em favor dos pecadores.
Na Vigília Pascal a Igreja canta o “Exultai”, o canto da Páscoa, a celebração da Ressurreição do Senhor, que venceu a morte, a dor, o inferno, o pecado.

A vitória de Cristo é a vitória de cada um de nós que morreu com Ele no Batismo e ressuscitou para a vida permanente em Deus; agora e na eternidade. Celebrar a Semana Santa é celebrar a vida, a vitória para sempre.

É recomeçar uma vida nova, longe do pecado e em comunhão mais íntima com Deus. Diante de um mundo carente de esperança, que desanima da vida porque não conhece a sua beleza, celebrar a Semana Santa é fortalecer a esperança, que dá a vida. O Papa Bento XVI disse – em sua Encíclica "Spe Salvi" – que sem Deus não há esperança; e sem esperança não há vida."




Rezando por todas as pessoas que sofrem:

Senhor, não te peço que me troques a cruz.
Ajuda-me a carregá-la.
Não te peço que me encurtes o caminho.
Peço-te que venhas comigo.
Não te peço que me troques a água em vinho.
Dá-me de beber o que for do teu agrado.
Não te peço que me troques a cruz.
Ajuda-me a carregá-la.

Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

RESUMINDO O EVANGELHO DO DIA 10/04/2009
PAIXÃO DO SENHOR
Jo 18,1-19,42

Narrador 1: Paixão de nosso Senhor Jesus Cristo, segundo João.

Naquele tempo, Jesus saiu com os discípulos para o outro lado da torrente do Cedron. Havia aí um jardim, onde ele entrou com os discípulos.
Também Judas, o traidor, conhecia o lugar, porque Jesus costumava reunir-se aí com os seus discípulos.
Judas levou consigo um destacamento de soldados e alguns guardas dos sumos sacerdotes e fariseus, e chegou ali com lanternas, tochas e armas.
Então Jesus, consciente de tudo o que ia acontecer, saiu ao encontro deles e disse: Pres.: “A quem procurais?” Narrador 1: Responderam: — “A Jesus, ...

SENTIDO DO EVANGELHO
Por outro lado, a sua Paixão e crucifixão mostram o terrível drama da violência que submete a humanidade. Quem conviveu com Jesus foi testemunha de que nele havia uma fonte de vida a jorrar para todos. Ele conviveu com os pobres, excluídos e marginalizados, sendo para todos fonte de AMOR que jorra para a vida eterna.

Agora, ao pé da cruz estão sua mãe, outras mulheres e o discípulo amado, que o cercam com amor. É o AMOR do Pai que a todos envolve e une. Com Jesus a vida brota no mesmo solo em que semeiam a morte. E o projeto de Deus é que esta vida permaneça eternamente.

"(Pai, confirma minha condição de discípulo do Reino instaurado por Jesus na história humana, fazendo-me acreditar sempre mais na força da justiça e do AMOR.)"

Salmo (Salmos 30)
A TUA MÃO ESTA O MEU DESTINO

— Ó Pai, em tuas mãos eu entrego o meu espírito.
— Ó Pai, em tuas mãos eu entrego o meu espírito.

— Senhor, eu ponho em vós minha esperança;/ que eu não fique envergonhado eternamente!/ Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito,/ porque vós me salvareis, ó Deus fiel!
— Tornei-me o opróbrio do inimigo,/ o desprezo e zombaria dos vizinhos,/ e objeto de pavor para os amigos;/ fogem de mim os que me vêem pela rua./ Os corações me esqueceram como um morto,/ e tornei-me como um vaso espedaçado!
— A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio,/ e afirmo que só vós sois o meu Deus!/ Eu entrego em vossas mãos o meu destino;/ libertai-me do inimigo e do opressor!
— Mostrai serena a vossa face ao vosso servo,/ e salvai-me pela vossa compaixão!/ Fortalecei os corações, tende coragem,/ todos vós que ao Senhor vos confiais!

Nenhum comentário: