sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

TEMPO DE ADVENTO



Símbolos do Advento




O Advento é rico em símbolos, os quais nos ajudam a mergulhar no mistério da encarnação e a vivenciar melhor este tempo.

Dentre eles, destaca-se a coroa ou grinalda do Advento. Ela é feita de galhos sempre verdes entrelaçados, formando um círculo, no qual são colocadas 4 grandes velas representando as 4 semanas do Advento. A coroa pode ser, colocada entre o altar e a mesa da Palavra.

A cada domingo uma vela é acesa; no 1° domingo uma, no segundo duas e assim por diante até serem acesas as 4 velas no 4° domingo.

A luz nascente indica que o Natal está próximo, quando Cristo salvador e luz do mundo, brilhará para toda a humanidade, e representa também, nossa fé e nossa alegria pelo Deus que vem. A cor roxa das velas nos convida a conversão, a purificar nossos corações para acolher o Cristo que vem. À vela de cor rosa, nos chama a alegria, pois o Senhor está próximo. Os detalhes dourados prefiguram a glória do Reino que virá.



A Cora do Advento:

A origem da Coroa de Advento vem de uma tradição pagã européia. No inverno, eles acendiam algumas velas que representavam ao “fogo do deus sol” com a esperança de que a sua luz e o seu calor voltasse. Os primeiros missionários aproveitaram esta tradição para evangelizar as pessoas. Partiu de seus próprios costumes para anunciar-lhes a fé.


Assim, a coroa está formada por uma grande quantidade de símbolos:

A forma Circular:

O círculo não tem princípio, nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que deve ser para sempre. Círculo dá uma idéia de “elo”, de união entre Deus e as pessoas, como uma grande “Aliança”. A nova e eterna aliança!

As ramas Verdes:

Verde é a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida. Bênçãos que nos foram derramadas pelo Senhor Jesus, em sua primeira vinda entre nós, e que agora, com esperança renovada, aguardamos a sua consumação, na sua segunda e definitiva volta.

As quatros velas:

As quatro velas da coroa simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento.
No inicio, vemos nossa coroa sem luz e sem brilho. Nos recorda a experiência de escuridão do pecado. A medida em que se vai aproximando o Natal, vamos ao passo das semanas do Advento, acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada, em meio de nós, do Senhor Jesus, luz do mundo, quem dissipa toda escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada.

A primeira vela lembra o perdão concedido a Adão e Eva.

A segunda simboliza a fé de Abraão e dos outros Patriarcas, a quem foi anunciada a Terra Prometida.

A terceira lembra a alegria do rei David que recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna.

A quarta recorda os Profetas que anunciaram a chegada do Salvador.




Advento é tempo de voltar-nos para o Deus que nos ama e que está bem perto de nós. É tempo da fé nas coisas novas, no novo céu e nova terra onde habita a justiça e a paz. É tempo de limpeza e arrependimento, de opção por uma vida saudável em que sobra espaço para a solidariedade, a verdade, a paz e a comunhão. É tempo da construção da esperança e da vida comunitária que rompem os nossos limites e entendimento. É tempo de alegria, de festejar o amor de Deus por nós.




Nenhum comentário: