terça-feira, 7 de abril de 2009
QUAL O SENTIDO DA MISSA DOS SANTOS ÓLEOS
O SENTIDO DA MISSA DOS SANTOS ÓLEOS
A celebração tem o nome de “Missa do Crisma”, porque o bispo abençoa os Santos Óleos, assim chamados óleo dos catecúmenos e óleo dos enfermos e consagra o óleo do crisma, daí o nome “Missa do Crisma”, pois esse óleo tem uma importância particular.
Santos Óleos, uma bela celebração.
Ainda no clima da Missa dos Santos Óleos, quando o (arce)bispo abençoa os óleos que, durante todo o ano, serão utilizados nas paróquias, vai aí algumas informações interessantes sobre a bonita celebração.
Retirados diretamente da Oliveira, os óleos do Batismo, Santo Crisma e da Unção dos Enfermos trazem consigo grande simbolismo. A seguir a definição de cada um. Óleo do Crisma - Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar "o bom perfume de Cristo".
É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé.
Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os "escolhidos" que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos.
A cor que representa esse óleo é o branco ouro.
Óleo dos Catecúmenos - Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito.
Sua cor é vermelha. Óleo dos Enfermos - É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como "extrema-unção". Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.
MISSA DOS SANTOS OLEOS REALIZADO EM 08/04/2009 NA PARÓQUIA SÃO LUIS GONZAGA.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário