domingo, 23 de janeiro de 2011
EVANGELHO DIA 23 DE JANEIRO DE 2011
Mateus 4,12-23
Início da pregação de Jesus
O povo que jazia nas trevas viu uma grande luz
Jesus escolhe Cafarnaum pra morar. Mateus recorda que isso é para que se cumpra a Escritura, em Isaias, que fala da luz que brilha na escuridão. A mensagem que passa a pregar é de conversão: "arrependam-se". O Reino de Deus é o núcleo da sua pregação. Começa também a formar sua equipe de missão. Chama Pedro e André, dois pescadores. e mais dois pescadores; Tiago e João. O texto diz que "imediatamente" ou, "no mesmo instante", deixaram as redes, o pai e o barco e foram com Jesus. A profissão de pescadores se tranforma na missão de salvar pessoas para o Reino.
"Ir" com Jesus, ou "segui-lo" significa ser fiel a ele. Aqui nasce a espiritualidade do seguimento.
O evangelho de Matheus,comenta, Deus não chama uma só vez na vida. Seus chamados se renovam cada vez mais prementes e exigentes: aqui, por exemplo, já não se trata só de seguir Jesus, mas seguindo-o, ser “pescadores de homens”. A resposta é imediata, como da primeira vez, mas enriquecida pelo generoso abandono das redes, da barca e até do pai que Tiago e João deixam no mar.
Assim devem ser escutados os chamados de Deus, de qualquer modo se manifeste.
DIZ A FRASE-
“Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. Mateus 4,19.
REFLITA
Para mudar de vida, precisamos saber o que não está de acordo com a vontade de Deus, com a disposição de transformação. Importa somente acolher o amor de Deus que tudo pode mudar; o amor que nos constrói, que nos coloca de pé.
O Senhor é minha luz e salvação.
O senhor é a proteção da minha vida.
Fazei-me compreender que os pobres e os marginalizados são os destinatários privilegiados do Evangelho do Reino; para eles tua luz deve brilhar em primeiro lugar.
DEUS ABENÇÕE!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário