segunda-feira, 26 de setembro de 2011

NOSSA SENHORA APARECIDA 2011



"Deus ajuntou todas as águas e deu nome de mar,ajuntou todas as graças e deu nome de MARIA."

domingo, 4 de setembro de 2011

Travessia: Passo a passo o caminho se faz

A Igreja do Brasil abre o mês da Bíblia com o Tema "Travessia: passo a passo o caminho se faz" (Ex 15,22–18,27) e o Lema: “Aproximai-vos da presença do Senhor” (Ex 16,9).
O tema proposto para estudo e reflexão nos remete a história da formação do Povo de Deus. Ao atravessar o mar dos juncos, o povo hebreu sai da condição de escravo para viver a provação da liberdade. O peso da exploração e da opressão mantida pelo faraó do Egito, massacra a esperança do povo. Por isso, a travessia no mar com a morte de seus opressores e com a presença de Deus que os acompanha dia (nuvem) e noite (fogo) geram a tentação do imediatismo ou seja, a ilusão de liberdade pronta e acabada. Mas, passo a passo, as dificuldades aparecem: falta água e comida, cansaço, desesperança, revolta, idolatria, falta de fé... É também a cada passo dado que descobrem que a liberdade exige fé, paciência, renúncia, compromisso.
É assim também que acontece conosco. Somos o povo de Deus da atualidade. Raça escolhida para a liberdade. Diante de nós estão o faraó (Detentores do TER, do SER e do PODER) e seus deuses: falsos, vorazes e trapaceiros (dinheiro, armas, tecnologias avançadas, narcotráfico...). Já não escravisam apenas com o trabalho pesado. São mais sofisticados. Escravizam a dignidade de Filhos de Deus com as pesadas correntes da corrupção, das drogas, da violência, da prostituição, do aborto, do desmatamento, da poluição, do lucro fácil e de um salário de miséria.
Contra eles, Moisés (a Igreja de Jesus Cristo: Católica, Apostólica, Romana) e o mesmo Deus Verdadeiro (Deus do antigo povo hebreu e de todos os povos, Deus de bondade e Misericórdia; Deus que ama, salva e liberta). Ele tem um Projeto de vida e liberdade para nós e nos acompanha dia e noite com sua palavra e seu amor - também manifestado nos Sacramentos da Igreja.
Queremos viver em liberdade. Falamos e rezamos muito pela paz no mundo. Queremos ser felizes e obter a bênção de Deus sobre nós e nossos projetos. Mas, na travessia do mar de nossas vidas somos levados a enfrentar muitos obstáculos. Há muita água rolando... Há sempre alguém ou alguma coisa influenciando nossos planos. Por isso é que muitas vezes, a gente reclama, agride, insulta e até se volta contra Deus por permitir que "as coisas boas só aconteçam com os outros" ou que " Com tanta gente má... Por que, a desgraça acontece justo comigo?"

Na tentativa de ser livre a gente queima as etapas, o passo a passo. E acaba se enrolando feio; trocando Deus por uns trocados, por um emprego, por uma sandália, por outra igreja ou ... por um bezerro de ouro!
Outras vezes, graças a Deus, encontramos gente solidária em nosso caminho; que nos ergue e faz enxergar e crer de novo na bondade e misericórdia de Deus e na sua presença viva na Sagrada Eucaristia. E, assim, vamos fazendo o nosso caminho, ora nos distanciando de Deus, ora nos aproximando da sua presença.
Que ao menos neste Mês aproveitemos para refletir sobre nossos passos e procuremos "destronar" faraós e os falsos deuses que impedem nossa travessia para a liberdade de Filhos de Deus.