domingo, 26 de dezembro de 2010

SAGRADA FAMILIA




“Senhor Jesus Cristo, Vós restauraste a família humana, restabelecendo a primitiva unidade, vivendo com Maria, Vossa Mãe, e São José, o pai adotivo, durante 30 anos em Nazaré.

Afastai das famílias do mundo os males que as ameaçam. Ajudai-nos a promover em nossas famílias, em todos os lares de nossa pátria, os sentimentos e os propósitos de união indissolúvel, amor generoso, fidelidade permanente e perseverança constante na Vossa graça.

Assim seja.”

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

terça-feira, 7 de dezembro de 2010





PARABÉNS ,PADRE PALMIRO!

PELO SEUS 21 ANOS DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL

Quando se pensa... que um sacerdote, quando celebra no altar tem mais dignidade que um Rei; que ele não é apenas um símbolo, nem sequer um embaixador de Cristo, mas é o próprio Cristo quem está ali, repetindo o maior milagre de Deus...

Porque este homem, o sacerdote, durante a hora em que celebra diariamente, é muito mais importante que todas as celebridades da terra juntas e que todos os santos do céu, pois é Cristo mesmo, sacrificando seu corpo e seu sangue, para alimentar o mundo, as almas!


Se pelo caminho encontrar um anjo e um sacerdote, cumprimente primeiro o sacerdote. O anjo é apenas um servo de Deus; o sacerdote representa o próprio Deus.

ABRAÇOS
Maria Helena


segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

BENÇÃO DA ÁRVORE DE NATAL


Bênção da árvore de Natal

Além do "presépio" ou é costume utilizar no tempo de natal a "Árvore de Natal". Vejamos alguns de seus elementos que podem nos ajudar a aprofundar no mistério do Natal – Encarnação.

A ÁRVORE nos traz à memória a árvore do Paraíso (cf. Gn 2, 9 – 17) de cujo fruto comeram Adão e Eva desobedecendo a Deus. A árvore então nos lembra a origem de nossa desgraça: o pecado. E nos recorda que o menino vai nascer de Santa Maria é o Messias prometido que vem a nos trazer o dom da reconciliação.

AS LUZES nos recordam que o Senhor Jesus é a luz do mundo que ilumina nossas vidas, nos tirando das trevas do pecado e nos guiando em nosso peregrinar para a Casa do Pai.

A ESTRELA. Assim como no Presépio há dois mil um anos uma estrela se deteve sobre o lugar onde estava o menino Jesus, com a Maria sua Mãe, causando este acontecimento uma grande alegria nos Reis Magos (ver MT 2, 9 – 10). Hoje uma estrela coroa nossa árvore nos recordando que o acontecimento do nascimento de Jesus trouxe a verdadeira alegria a nossas vidas.

OS PRESENTES colocados aos pés da árvore simbolizam aqueles dons com os que os reis magos adoraram ao Menino Deus. Além disso nos recordam que tanto amou Deus Pai ao mundo que entregou (como um presente) seu único filho para que todo o que nele crer tenha eterna.

Oremos.

Bendito seja, Senhor e nosso Pai,
Que nos concede recordar com fé
Nestes dias de Natal
Os mistérios do nascimento do Senhor Jesus.
nos conceda, a quem adornamos esta árvore
E o enfeitamos com luzes,
Com a alegria de celebrar
O natal do novo milênio
Que podemos viver também à luz dos exemplos
Da vida plena de seu Filho
E ser enriquecidos com as virtudes
Que resplandecem em sua Santa infância.
A Ele a glória pelos séculos dos séculos.

Amém.

Em nome do Pai, do filho e do Espírito
Santo. Amém.

sábado, 4 de dezembro de 2010

ADVENTO: DE ESPERANÇA EM ESPERANÇA







O advento é o tempo litúrgico que antecede o Natal.
São quatro semanas nas quais somos convidados a esperar Jesus que vem.
Por isso é um tempo de preparação e de alegre espera do Senhor.
Nas duas primeiras semanas do advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador.
Nas duas últimas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém.

O tempo de advento, o tempo de natal, é um tempo em que as pessoas se sensibilizam, se alegram, se tornam abertas à comunhão, ao amor, ao perdão.
É também um tempo em que as pessoas se entristecem, pois pensam em seus sonhos, em sua realidade, em sua vida, em sua falta de esperança e se apercebem de sua solidão, de sua pobreza...
Ao mesmo tempo, é um tempo em que Deus nos convida a buscar um lugar, a lutar por acolhida, como Maria e José que bateram de porta em porta.

É, também, um tempo de oferecer hospitalidade.
Hospitalidade para acolher outras pessoas em nossa comunidade, em nossa casa;
e hospitalidade para acolher em nossa vida novos valores, novos pensamentos, novos referenciais;
é tempo de acolher Deus, tempo de acolher a paz, tempo de anular a violência em nós e em nossa casa, tempo de anular o medo e o rancor.

No Advento, anunciamos a esperança grande, que se refere ao Deus que vem ao nosso encontro e de nossa vida, como um caminhar ao encontro de Deus.

O advento também nos recorda que não se trata de uma esperança passiva e de braços cruzados. Ao longo deste tempo, somos chamados à conversão, a colocar nossa vida em sintonia com Deus e a nos tornarmos sempre mais cooperadores na obra de Deus.

Que o tempo de advento
seja em nossa vida um tempo de preparo
para voltarmos ao que é mais pleno e puro
na vida desejada por Deus.






Da Cepa Brotou a Rama

Da cepa brotou a rama,
da rama brotou a flor.
Da flor nasceu Maria,
de Maria o Salvador.

O espírito de Deus sobre ele pousará,
de saber, de entendimento este espírito será.
De conselho e fortaleza, de ciência e de temor.
Achará sua alegria no temor do seu senhor.

Da cepa brotou a rama,
da rama brotou a flor.
Da flor nasceu Maria,

De Maria o Salvador