domingo, 28 de junho de 2009

SÃO PEDRO E SÃO PAULO


Ano B - Vermelho

Na Solenidade dos apóstolos S. Pedro e S. Paulo, a liturgia convida-nos a refletir sobre estas duas figuras e a considerar o seu exemplo de fidelidade a Jesus Cristo e de testemunho do projeto libertador de Deus.
"Eles eram um só coração e uma só alma."

Evangelho (Mateus 16,13-19)

""Pedro, inspirado por Deus, proclama que Jesus é o Messias. É então escolhido para ser a pedra sobre a qual a Igreja de Cristo será edificada.""

O Evangelho descreve o momento em que Jesus conferiu a Pedro o primado na Igreja: "Você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu; o que você proibir na terra será proibido no céu, e o que permitir na terra será permitido no céu".
Desde então, a sucessão a Pedro nunca se interrompeu. Bento XVI é o 266º (Ducentésimo, sexagésimo sexto) sucessor de Pedro. Por isso, hoje, é também o Dia do Papa.

Sendo hoje o "Dia do Papa "rezo por ele.
A oração pelo Papa, reproduzida a seguir, está contida no Livro Oficial de Orações da Igreja Católica:

"Ó Deus,
que na vossa providência
quisestes edificar a vossa Igreja sobre São Pedro,
chefe dos apóstolos, fazei que o nosso Papa,
que constituístes sucessor de Pedro,
seja para o vosso povo o princípio
e o fundamento visível da unidade da fé
e da comunhão na caridade.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
na unidade do Espírito Santo.

SALMO 33- (Quem semeia entre lágrimas)

— De todos os temores me livrou o Senhor Deus.
— De todos os temores me livrou o Senhor Deus.

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,/ seu louvor estará sempre em minha boca./ Minha alma se gloria no Senhor;/ que ouçam os humildes e se alegrem!
— Comigo engrandecei ao Senhor Deus,/ exaltemos todos juntos o seu nome!/ Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu,/ e de todos os temores me livrou.
— Contemplai a sua face e alegrai-vos,/ e vosso rosto não se cubra de vergonha!/ Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido,/ e o Senhor o libertou de toda angústia.
— O anjo do Senhor vem acampar/ ao redor dos que o temem, e os salva./ Provai e vede quão suave é o Senhor!/ Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!



ORAÇÃO

Pai, consolida minha fé, a exemplo do apóstolo Pedro que, em meio às provações, soube dar, com o seu martírio, testemunho consumado de adesão a Jesus.

sábado, 20 de junho de 2009

DIA 21 DE JUNHO -DIA DO PADROEIRO SÃO LUIS GONZAGA


São Luís Gonzaga

Com muita alegria, celebramos a vida de um irmão nosso, que no Céu está mergulhado no Amor de Deus, que santifica a todos. São Luís Gonzaga nasceu em Castiglione no ano de 1568, dentro de uma família nobre, que por parte do pai recebeu tudo para se tornar um príncipe, enquanto recebeu da mãe uma forte educação cristã. Luís tornou-se o modelo da pureza para todos os jovens, mesmo em meio às vaidades e tentações do seu tempo. Ele teve uma grande provação por parte do seu pai, que ao saber que desejava ser Sacerdote, não só o desaconselhou, mas passou a levá-lo em festas mundanas, até que perguntou a Luís: "Ainda segue desejando ser sacerdote?" "É isto que penso noite e dia", respondeu o jovem e perseverante santo. Como religioso da Companhia de Jesus, São Luís – conhecido como modelo de pureza para todos os jovens – destacou-se pela santidade e mortificações, pois bem sabia da força do pecado que habitava nele. O seu Diretor espiritual era São Roberto Berlamino, o qual aconselhou para a vida este três segredos para a santidade: 1º Freqüente Confissão e Comunhão Eucarística; 2º Muita devoção a Santíssima Virgem; 3º Ler a Vida dos Santos. Algo também que marcava a espiritualidade de Luís era a pergunta que fazia a si mesmo diante de algo importante a fazer: "De que serve isto para a Eternidade?" São Luís Gonzaga teve de ir para Roma por motivos de estudo, mas ao deparar-se com as vítimas do contagioso tifo, compadeceu-se dos que sofriam e seu envolvimento foi tanto ao ponto de pegar a doença e morrer com apenas 23 anos, em nome da caridade e pureza.

São Luís Gonzaga, rogai por nós!

Oração a São Luiz Gonzaga

Ó Luiz Santo, adornado de angélicos costumes, eu, vosso indigníssimo devoto, vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza, que intercedais por mim ante ao Cordeiro Imaculado, Cristo Jesus e sua santíssima Mãe, a Virgens das virgens, e me preserveis de todo o pecado. Não permitais que eu seja manchado com a mínima nódoa de impureza; mas quando me virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afetos impuros e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus crucificado, imprime profundamente no meu coração o sentimento do santo temor de Deus e inflamai-me no amor divino, para que, imitando-vos cá na terra, mereça gozar a Deus convosco lá no céu. Amém

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi)



CORPO E SANGUE DE CRISTO
Eucaristia: Mistério Pascal de Cristo!

Festa do Corpo e Sangue de Cristo, festa da Páscoa cristã que se repete em cada celebração eucarística. "Isto é o meu Corpo! Isto é o meu Sangue!", garantiu-nos Jesus na véspera de sua paixão. No pão e no vinho repartidos com seus amigos, Ele faz o milagre de encerrar o momento supremo de sua vida: sua doação total por nós. Eis porque a Eucaristia é nosso Mistério pascal. É esse o presente maravilhoso do Senhor, fonte e ápice da vida da verdadeira Igreja de Jesus. Por isso, hoje nos unimos em todo o mundo, como uma só família, para aclamar com alegria e gratidão o grande dom da Eucarístia.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

TOMAI E COMEI, ISTO É O MEU CORPO Mc 14,12-16.22-26

Celebramos hoje a festa do Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue do Senhor, reafirmamos a nossa fé na presença real e substancial de Cristo no pão e no vinho consagrados como alimento da nossa salvação. Diante de tão grande mistério, somos chamados a elevar os nossos corações para o alto e fazer eco à profissão de fé eucarística no pão e vinho.

A ceia é um momento de alegria, partilha e comunhão. Descartando comer o cordeiro pascal, Jesus apresenta-se como o pão que dá a vida, e o vinho que alegra a todos, inaugurando a nova celebração do Reino de Deus. A Eucaristia é a celebração da comunidade viva, animada pelo Espírito, unida em torno de Jesus, empenhada em cumprir a vontade do Pai, que é vida para todos.

Por que o Senhor utilizou pão e vinho? Porque são os alimentos mais simples, mais comuns da mesa dos judeus. O pão e o vinho eram do dia-a-dia do pobre e do rico.

Pois bem: Jesus não quis ser o Jesus dos grandes momentos, o Jesus de algumas poucas ocasiões; ele quis ser o Jesus de todos os dias, o Jesus de todos os momentos, o Jesus dos pobres e dos ricos, o Jesus de todos e de tudo.

Por isso mesmo escolheu sinais tão íntimos, tão humildes. Mais uma vez, obrigado, Jesus, por tua humildade, por tua divina disponibilidade em se dar a nós de modo tão simples, tão desprovido de grandeza!

SALMO(Salmos 115)

— Elevo o cálice da minha salvação,/ invocando o nome santo do Senhor.
— Elevo o cálice da minha salvação,/ invocando o nome santo do Senhor.

— Que poderei retribuir ao Senhor Deus/ por tudo aquilo que ele fez em meu favor?/ Elevo o cálice da minha salvação,/ invocando o nome santo do Senhor.
— Elevo o cálice da minha salvação,/ invocando o nome santo do Senhor.

— É sentida por demais pelo Senhor/ a morte de seus santos, seus amigos./ Eis que sou o vosso servo, ó Senhor,/ que nasceu de vossa serva;/ mas me quebrastes os grilhões da escravidão!
— Elevo o cálice da minha salvação,/ invocando o nome santo do Senhor.

— Por isso oferto um sacrifício de louvor,/ invocando o nome santo do Senhor./ Vou cumprir minhas promessas ao Senhor/ na presença de seu povo reunido.
— Elevo o cálice da minha salvação,/ invocando o nome santo do Senhor.

ORAÇÃO

Senhor Jesus Cristo, nesse admirável sacramento nos deixastes o memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos de vossa redenção. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

- Amém.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

CORPUS CHRISTI

O nome vem do latim e significa Corpo de Cristo. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece numa quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.


A Festa de Corpus Christi é um dos eventos mais importantes da cidade e proporcionam um espetáculo maravilhoso tapete e religiosidade. São utilizadas dezenas de toneladas de materiais para a ornamentação das ruas, como areia tingido, serragem, coador de café usado p/decorações,tampinhas de garrafas,cascas de ovos,lacres de refrigerantes,pó de café,entre outros e seus tapetes coloridos atraem milhares de pessoas.

Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.


Senhor Jesus, possa a Eucaristia recordar-me sempre que pertenço ao povo redimido por ti e a caminho da casa do Pai.

"Louvamos a Deus porque Ele continua derramando seu amor em nós pelo Espírito Santo
e nos alimentando com a Eucaristia, pão da vida (cf. Jo 6,35)". (DA,106).

segunda-feira, 8 de junho de 2009

ARRAIAL DE SÃO LUIS


Arraial de São Luís terá um mês inteiro de festa

A Paróquia São Luís Gonzaga, de Pirituba, promove em todos os finais de semana de junho o seu tradicional Arraial, com muitas atrações típicas desta época do ano.


O Arraial de São Luís inicia oficialmente sua programação neste sábado, 30 de maio, funcionando, também, no domingo, dia 31. Entre as atrações programadas pelos organizadores destacam-se as barracas de comidas típicas como churrasco, tapioca, delícias de milho, doces e bolos caseiros. Para os apreciadores de outros quitutes encontram-se as barracas de pizza, fogaça e cachorro quente. E para acompanhar, há quentão, vinho quente, águas e refrigerantes, entre outras bebidas.



Os jogos e brincadeiras podem ser encontrados no espaço de recreação.
Tômbola


Onde estarão os estandes de argola.


Pescaria


E várias atrações especiais estão sendo preparadas para incrementar a programação do Arraial de São Luís, como a Noite de Santo Antonio e a Festa do Padroeiro, no dia 21 de junho.


Praça D. Pedro Fulco Morvidi, em frente à igreja
Vila Pereira Barreto, Pirituba

BOAS FESTAS PARA TODOS.

domingo, 7 de junho de 2009

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADADE



Domingo, 7 de Junho de 2009
Solenidade da Santíssima Trindade

«Baptizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo»

As três pessoas da Santíssima Trindade fazem uma comunhão perfeita. Possuem a mesma natureza, a mesma sabedoria, a mesma misericórdia, providência, bondade, amor. Fomos batizados em nome deste único Deus, em Três Pessoas, e fomos criados à sua imagem e semelhança, para também nós sermos misericordiosos, bondosos...

"Cremos que "a família é imagem de Deus que, em seu mistério mais íntimo não é uma solidão, mas uma família". Na comunhão de amor das três Pessoas divinas, nossas famílias tem sua origem, seu modelo perfeito, sua motivação mais bela e seu último destino."

SALMO 32
— Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança.
— Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança.

— Reta é a palavra do Senhor,/ e tudo o que ele faz merece fé./ Deus ama o direito e a justiça,/ transborda em toda a terra a sua graça.
— A palavra do Senhor criou os céus,/ e o sopro de seus lábios, as estrelas./ Ele falou e toda a terra foi criada,/ ele ordenou e as coisas todas existiram.
— Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem,/ e que confiam esperando em seu amor,/ para da morte libertar as suas vidas/ e alimentá-los quando é tempo de penúria.
— No Senhor nós esperamos confiantes,/ porque ele é nosso auxílio e proteção!/ Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,/ da mesma forma que em vós nós esperamos!


ORAÇÃO

Pai, que a certeza da presença de teu Filho Jesus seja estímulo para o cumprimento da missão que recebi: a de proclamar o Reino a todos os povos.